sábado, novembro 14

Sábado, 14

Hola! Hoy me encontro en mi piso...   estuve a comer (voy a poner una foto!) pero estoy un poco triste, porque ia a pasear por lo barrio histórico y así, pero me quedé sin tarjeta bancária porque la caja teve un bloqueo y entonces se quedo con mi tarjeta. Ahora estoy con poco diñero y como no sé se en lunes me van a devolver la tarjeta, es mejor quedarme y pasear en el otro fine. Pero como tenia planos con otras personas, sintome triste... que esas personas cambiaran sus cosas para pasear comigo y ahora yo no voy.


Y después es esta cosa de estar siempre algo ocurriendo y tengo que cambiar mis cosas...  
bueno, voy aprovechar y estudiar... hacer el trabajo de tectónica!


Hasta luego


(estuve a ver el Brokeback mountain por la mañana y Pedro el Dragón (Jet Li) por su noche jejejeje...qué bien!)


Inês

É uma casa à portuguesa ou não?

quinta-feira, novembro 12

12, Jueves

E mais um Jueves!

Hoje foi um daqueles dias compridos mas que nem me sinto muito cansada (ontem deitei-me cedo o suficiente para ter descansado o necessário).
Acordei as 6 da manhã, tomei o meu pequeno-almoço e fui falar com o Sr. Dr. Pedro Fonseca, que estava naquela hora sentado no seu gabinete no CODES. Conversámos cerca de uma hora, sobre várias coisas e depois lá fui tomar uma banhoca para sair de casa. Fiquei um tanto ou quanto surpreendida quando reparei que sai às 7 e 30 e por isso iria chegar uns 20 minutos mais cedo. Pensei logo, "vou passar pela biblioteca para requisitar um livro de Planetária". Fui descansada, lendo o "meu" Stowe e finalmente cheguei às descrições de depósitos. Confesso que fiquei feliz quando acabei o do Shirundi e vou a caminho do Great Dike (aleluia!!!!! música de fundo) e depois ao Bushveld (YAHOO!). Essa literatura aguarda-me um destes dias. Depois entrego o livro e parto para outra, porque não me quero DOUTORAR em depósitos de cromite, baseada no livro do Stowe (mas o tipo é fixe!). 
Cheguei a Moncloa, o amontoanço habitual!!!!!!!!!!! Toca a encher a carruagem, venham 20, venham 30... é para vir!!!!!    Pessoal com a cara contra o vidro, um pé na boca do outro.. enfim (hehehe). 
Biblioteca e toca a passar para cá o The New Solar System (TNSS), 4ºEdição de J. Kelly Beatty, Carolyn Collins Petersen e Andrew Chaikin.
Tá engraçado, bastante ilustrado, com umas explicações (e o melhor de tudo, o prof segue-se por aqui) o que me deu uma alegria, porque logo a seguir tive classe teórica de planetária e mais uma vez fiquei decepcionadita, porque ele passa o tempo todo a mostrar imagens e tá para ali a falar para o ar e a mandar piadas que nem os espanhóis entendem ( ele é meio "rarito" ) e não se aprende um coño!    É mesmo dificil... e o espanhol também é terrível... mas é simpático, vale por isso. Bom... fiquei feliz então porque ao menos já tenho um livro e pisquei o olho a outro que lá estava, que me vão dar alguma formação neste semestre a esta cadeira. E depois tive aula de tectónica teórica e lá está o Park e o Moores na ribalta, tive que voltar à biblioteca para levar o Park... pobre Park...aliás Parks, porque... que maus tratos. Um todo rabiscado, sublinhado, quase cuspido e o outro cheio de papéis... que péssimo estado. Os Moores...requisitados!!! e Já havia uma reserva para um deles...então toca a fazer uma, senão só os via na seia de natal... já lá se ia a tectónica. Do que ele tá a falar sei mais ou menos tudo, mas há que manter o pensamento em forma, há que exercitar os musculos cerebrais =p

Depois fui para planetaria pratica... bem, mais do mesmo. Toca a fazer um exercício de mapas, nunca tinhamos feito nada daquilo e interpretem e façam um mapa geológico e dêm cabeçadas (bom, isto ele já não pedia)... e depois meio tosnagé, deu uma explicação bué poucaxinha, nada de nada...      e o outro mapa mais do mesmo e fiquei na mesma como a lesma, ou seja, no mesmo sítio!

BAHHHHHHHHH

Vim para casa e tive a ler O TNSS, escrevendo apuntes aqui no pc (mais fácil). Tarde toda (irra) e recebi, (aliás fui buscar aos CORREOS uma encomenda) um diabo da Tasmânia, coming directly from Pedro to my humble house... and here it is:

A Sofia chegou as 19h, fez sopa e eu a salada do costume (bem recheada) e vim para aqui acabar mais apontamentos e agora...   na minha chamada rejunescente com o meu BF!


Beijocas e Baldrocas

Qual o seu destino de eleição em Espanha - Resultados

Madrid 0 (0%)

Barcelona 3 (50%)

Canárias 2 (33%)

Toledo 1 (16%)

Sevilha 0 (0%)

Maiorca 0 (0%)

Vigo 0 (0%)


Bom e parece que o vencedor continua a ser Barcelona, cidade de arte e deleite. Eu às Canárias irei duas vezes, uma a Tenerife e outra a Fuerteventura e quando houver fotos, aqui as colocarei.
Para quem votou Barcelona, bueno... estive a pensar em lá ir. Tudo dependerá da disponibilidade para tal.
Obrigado pela participação.
E já vi que ninguém quer vir para ao pé de mim...

Palavras que hoje aprendi e reaprendi

overwhelm       oprimir


pour                provocar fluxo

mount              montagem

roiling              turbulento

outward          para fora/ida

outlying           periférico

spun               girou


dinnerware      loiça

lumps              protuberâncias

bulk                volume

blizzard          nevasca

sparsely         escassamente

quiescent       quiescente/calmo

clods             torrões

feeble            débil


Houve mais mas estes foram os primeiros do "The New Solar System"

terça-feira, novembro 10

Hoy, 10

Hoy estube en clases de Geología de Regiones Metamórficas. En teorica solo hablamos del varisco y de esquemas y dibujos de lo cerro de Rhéico y colisión de Gondwana hasta Laurússia. Vários detalles, muy interesantes pero algunos un poco (o bastante) interpretativos y pouco claros. Pero, en realidad, lo que se retira es que el arco que se destacou de Gondawana (como una parte de Alvalónia) y que abrió el Rhéico, no estava geneticamente interligado a las unidades inferiores...   porque Gondawana al derivar hasta el norte, sofreó una rotacíón para sinestra, ponendo en contacto unidades que nada tenian que ver, ainda que fueran de lo mismo continente.

A mi me gusta eso!!!!


Aqui no esquema, temos às riscas vermelhas as ditas unidades superiores que seriam o arco vulcânico, da Avalónia que colisionou com a Laurússia e fechou o Iapetus, abrindo atrás de si o Rhéico que foi fechar com o aproximar da Gondawana, sendo que os terrenos de arco seriam (no esquema) derivados da região perto do G de Gondwana, enquanto que os das unidades basais estão mais próximos do A no Asiatic.

La pratica fue diferente. Hoy hemos tenido un ejercício con imagenes de texturas de rocas de unidades inferiores e superiores del Domo de Tormes, junto a Morais. Fue un bueno ejercício porque he entendido que la trayctoria indicaba una tectonica extensional como medio de exhumacíón de las rocas y eso me quedó UAU...  ya estava esperando eso, pero es bueno quando lo que pensamos está bien. Y todo resultando num 'detachment extensional" desa dicha zona, uno de los mayores, créo, de la península!

Bueno, después las clases terminaran (hoy no he tenido clase de recursos minerales) y volvi a casa para trabajar um poco más para vulcanismo, hacer lo trabajo sobre Canárias... pero eso es por mañana!

A salientar que hoje o meu querido, terno e amoroso namorado fez aninhos (23!!!!!!!!! OO) e esteve na Tasmânia a comemorá-los, pela primeira vez!!!! Sinto-me muito orgulhosa dele...    adoro-te!



Besos

Inês

segunda-feira, novembro 9

Lunes, 9

Hoje... o que dizer do dia de hoje. O meu Pedrocas começou a fazer anos (isto é muito estranho... afinal ele faz anos em que dia de que país?!) e depois disso fui sair. Fui ter com a Marion e a Alejandra (França e Venezuela respectivamente) e fomos dar um passeio bem jeitoso!

Combinámos no metro Banco de España que fica na línea vermelha 2. Cheguei exactamente às 15h30 e senti-me feliz (é raro conseguir chegar a horas!).

Plaza de Cibeles no nosso nariz e que show. É exactamente o que vem nos postais, uma bonita rotunda rodeada de lindos palacetes, incluindo o palácio de Cibeles.




E seguimos passeata, falando de várias coisas das nossas vidas ( e a queixarmo-nos do atraso da Marion.... ai a pontualidade francesa! ). O palácio de Cibeles estava em obras, então só pus aí a fachada do palácio. Atravessámos a passadeira, após subir uma avenida já cheia de enfeites de natal.



Chegámos à porta de Alcalá, um local típico de Madrid.

E depois fomos até ao Estanque del retiro, um grande ENORME jardim, que foi supostamente o jardim dos principes nos tempos passados!!!!!!!

As cores de Outono chegaram...
 uma visão de esguelha


o Estanque! e os casalinhos a remarem no lago

E prosseguimos a nossa viagem, tentanto encontrar o Palácio de Cristal. Entretanto fomos conversando e descobri que em França e na Venezuela é impossível ir para doutoramento directo e que é obrigatório passar pelo master...      sorte a nossa! Mas partilham da mesma ideia que eu, que ir directo é um bocado arriscado e que é bom ganhar formação e fazer doutoramento mais tarde, quando as nossas ideias já estão bem consolidadas e já percebemos alguma coisa do que fazemos.























Depois do retiro, seguimos interessadamente para o Sol, para irmos comer um "bocado" ao museo del jamón e assim foi, um Pan Tomaca com uma caña!!!!



Como ainda não chegava ainda fomos a um doçinho na marroquina, um napolitano de chocolate e demos uma volta ali pelas ruas do Sol, vendo os vários artistas de rua, incluindo cabeças que falam e um tipo a tocar o Nothing Else Matters em Harpa...adorei adorei.






Diverti-me muito, o dia foi muito bom na companhia das amigas internacionais, e despeço-me com uma foto delas!
Hasta luego, hermanos.


domingo, novembro 8

Página de culto

Para aqueles que ainda não são ninguém e acham que vão continuar a sê-lo por algum motivo hipotético e não comprovado, vejam esta página de culto...


e mais não digo, porque sou acusada de propaganda!